terça-feira, 20 de abril de 2010

DEIDAMIA (235 – 231 a.C.)

Deidamia (também chamada de Laodamia por Marco Justino ) era uma princesa epirota filha de Pirro II, rei do Épiro. Ascendeu ao trono após a morte de seu primo Pirro III (235 a.C.) sendo que este reinou tão brevemente (menos de um ano) que alguns autores colocam-na como sucedendo diretamente a seu tio Ptolomeu (238 – 235 a.C.).
Ao assumir o trono teve que enfrentar a revolta dos epirotas da Ambrácia. Sua irmã Nereis, que era casada com o rei Gelon II de Siracusa, lhe enviou enviou 800 mercenários gauleses para auxiliá-la, que se juntaram a seus fiéis molossos (principal tribo epirota). Deidamia rapidamente avançou contra Ambrácia. Os ambracianos foram tentar fazer um acordo de paz, e Deidamia apenas exigiu que eles reconhecessem seus direitos sucessórios ao trono epirota e as honras de seus antepassados. No entanto, o clima de revolta e conspiração permanecia e Nestor, que fora guarda de Alexandre II, avô de Deidamia, foi aliciado para assassinar a rainha, mas desistiu do intento ao deparar-se com a rainha, pois reconhecia nela dignidade. Segundo o escritor Polieno, Nestor ficou olhando para o chão e meditando ao defrontar-se com Deidamia. No entanto, havia na população epirota descontente a determinação de garantir a sua liberdade por meio da eliminação da família real inteira. Deidamia se refugiou no templo de Ártemis onde foi assassinada por certo Milo, que fora condenado por matar a própria mãe e se livrou da pena ao matar a soberana. Segundo Polieno, doze dias depois, Milo começou a delirar e se suicidou.
Segundo Pausanias, após um breve e curto reinado, Deidamia morreu de causas naturais e deixou a seu povo escolher qual a melhor forma de governo que queriam. A partir daí se acabou o Reino do Épiro e se instituiu um sistema federativo conhecido como a Liga Epirota que pouco menos de 100 anos depois sumbia para o poderio da ascendente Repúlbica Romana. Abaixo, a Liga Epirota que sucedeu ao Reino do Épiro.

REFERÊNCIAS:

http://en.wikipedia.org/wiki/Deidamia_II_of_Epirus
http://el.wikipedia.org/wiki/Δηιδάμεια_Β'_της_Ηπείρου
Los héroes y las grandezas de la tierra: (1855) editado por Fernando Patxot Ferrer. Disponível em: http://books.google.com.br/books?id=gIXzPf_ZFpEC&dq=Sabilinto&source=gbs_navlinks_s

Nenhum comentário:

Postar um comentário